A crianças conhecem melhor do que os adultos a importância do brinquedo, porém este ganhou significância para pesquisadores que através de fotografias, pinturas e objetos tem investigado a origem dos brinquedos que a partir de dados encontrados explicam o ato de brincar no contexto histórico de vários grupos sociais. Na Grécia e Roma antiga, as crianças utilizavam bonecas de madeira ou barro, articuladas que podiam mover-se com barbantes (semelhante a fantoches); modelos diminutos de cadeiras, mesas, jarros, que se assemelhavam a vida cotidiana; as bolas eram constituídas de couro e cheias de crina, palha e outros materiais. Importante deixar claro que alguns brinquedos foram criados pela imaginação das crianças como o cavalo de pau, que surgiu a partir da imitação dos meios de transportes e tração, que estas vivenciavam observando a atividade dos adultos. Também encontraram em suas escavações cata-ventos, pássaros da madeira presos por um cordão, chocalhos, piões e peças, sendo possível perceber que muitas brincadeiras "antigas" ainda perpetuam nos tempos modernos. Estes teriam se multiplicado durante o século XV. Neste período os fabricantes de Nurenberg ficaram famosos por seus brinquedos. Entre os séculos XVI e XVII, Ulm e Augburg, também na Alemanha reuniram produtores de casa de bonecas, miniaturas de instrumentos musicais e peças ou mobiliário que se constituíram em obras primas de artesanato.
A partir da revolução industrial no século XVIII os brinquedos começaram a ser produzidos nas fábricas, e com a II Guerra Mundial, século XX, foi incorporado em seu meio de produção o uso do plástico, tornado o brinquedo totalmente artificial, onde as bonecas perderam os movimentos da suas articulações, além dos brinquedos serem duráveis, laváveis e quase que inquebráveis.
A revolução tecnológica proporcionou a criação de um grande número de brinquedos que as crianças utilizam por um período e após enjoarem descartam-nos ou substituem-nos por outros, mais atuais ou mesmo por jogos e aparelhos eletrônicos, como celular e o computador. O que se percebe é uma população caracterizada pelo consumismo, onde não é permitida a possibilidade de interação e criação através do brinquedo, como ocorrem nos brinquedos artesanais, os quais permitem o pleno desenvolvimento da criança.
Infelizmente a indústria de brinquedos tem movimentado altos valores econômicos no mundo, principalmente pelo seu vínculo com a mídia, sendo sua proposta apenas de consumo, e seu objetivo o lucro em detrimento da aprendizagem e do desenvolvimento infantil.
(ROSIANE BARRETO)
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